Nosso projeto para conservação
Em dados coletados na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) cerca de 12,5% das aves no mundo correm perigo. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 20%. E no estado do Ceará a situação não é diferente. Dentre as principais ameaças estão a caça ilegal, destruição do habitat e o tráfico de animais, os quais expõem a biodiversidade ao perigo de extinção.
Os esforços para a preservação e conservação feitos pelas universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas privadas tem atuado na contramão destas ameaças, agindo na recuperação das populações de seres vivos, tanto em seu habitat natural (in situ), quanto fora dele (ex situ). Os animais resgatados pelos órgãos ambientais têm uma segunda chance na vida na medida em que recebem os cuidados adequados, seja para recuperação de sua saúde e o seu encaminhamento à soltura, seja para sua manutenção sob cuidados humanos.
O Parque Arvorar dispõe de uma complexa infraestrutura, desde o setor de cuidados dos animais aos aviários onde os animais são mantidos. Os animais encaminhados ao Arvorar são cuidados por uma equipe completa de profissionais especializados em manejo de animais selvagens, que seguem protocolos de rotina de qualidade internacional e tem a sua disposição equipamentos de última geração para realização de monitoramento comportamental e de saúde.
Por meio do plano de bem-estar animal, o Parque Arvorar não só consegue trazer qualidade de vida aos animais que não podem ser soltos, como oferece um suporte adicional aos animais temporariamente depositados pelos órgãos ambientais e que serão encaminhados a programas de reabilitação e soltura. Assim, além de atuar no fomento à educação ambiental, o Parque Arvorar contribui com a conservação da fauna através do suporte aos órgãos ambientais e projetos de conservação, na manutenção de animais que servirão como banco genético de sua espécie e na reprodução de espécies em risco de extinção.
Refaunar Arvorar: Jandaia Verdadeira e Periquito Cara-Suja
O Refaunar Arvorar é uma iniciativa de repovoamento de aves nativas do Ceará que estão ameaçadas de extinção. O projeto é uma parceria com duas organizações não governamentais de destaque: a Aquasis, que trabalha na preservação da biodiversidade marinha e terrestre, e a Associação Caatinga.
O Refaunar Arvorar teve início ao trabalho de conservação, no município de Aquiraz/CE, com a espécie Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya) e com a espécie Periquito Cara-Suja (Pyrrhura griseipectus), para repovoamento na Reserva Natural da Serra das Almas, em Crateús/CE, mantida pela Associação Caatinga. A visão de futuro do projeto contempla a inclusão posterior de outras espécies a serem trabalhadas, visando sua reintrodução no meio ambiente.
O Arvorar desempenha um papel fundamental nessa missão, colaborando com seus parceiros na coleta de dados científicos sobre as espécies envolvidas no projeto. Além disso, desenvolvemos bancos genéticos e programas de reprodução com foco na conservação da fauna local.
O projeto também valoriza o envolvimento das comunidades locais, que desempenham um papel essencial no monitoramento e na proteção das espécies. Essas comunidades atuam como guardiãs da conservação, ajudando a fortalecer os laços com a biodiversidade local e criando uma rede de apoio comunitário em prol da sustentabilidade ambiental.
Mais do que proteger espécies ameaçadas, o Refaunar Arvorar contribui de maneira significativa para a conservação da biodiversidade. Ao reintroduzir as aves em seus habitats naturais, o projeto promove a regeneração das florestas e dos serviços ecossistêmicos que elas oferecem, como a regulação climática e a conservação do solo, beneficiando diretamente o equilíbrio do ecossistema da Caatinga.
Bem-estar Animal
O Bem-estar Animal é um dos pilares do Parque Arvorar. Todos os animais do parque são contemplados com atividades de rotina que garantem melhoria na qualidade de vida. Confira algumas delas